O tempo que leva para escolher uma clínica de convalescença onde o viciado em dependência química é muito importante. espera e não traz ao paciente o bem-estar necessário para que ele possa se recuperar totalmente.
Você nunca deve escolher uma clínica só porque o preço é mais barato ou porque é mais perto de onde você mora.
Há uma série de fatores a serem considerados na escolha da clínica de reabilitação onde o dependente químico será internado, tais como: Nós trouxemos você aqui. Este artigo aponta dicas muito importantes a serem consideradas na escolha de uma clínica de convalescença.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos!
Faça uma análise da infraestrutura da clinica
Primeiramente, vale a pena considerar a infraestrutura do ambulatório, ou seja, as condições estruturais do local onde o paciente ficará internado.
Este é um ponto importante porque você tem um ente querido Não quer levar pessoas ou você a um local sem as condições estruturais mínimas em caso de admissão voluntária.
Deve-se sempre preferir visitar a clínica antes de assinar o contrato e não confiar apenas nas fotos que já viu.
A exemplo de uma clínica para alcoólatras, ela deve estar bem equipada para garantir o conforto do paciente, bem como preparar todas as intervenções de emergência necessárias.
Clínica com médico, atendimento 24 horas, onde há disponibilidade de medicamentos, e outros pontos importantes de uma estrutura garantem mais segurança para o paciente e sua família.
Afinal, o paciente pode entrar em crise durante o tratamento e os primeiros socorros no local são essenciais para sua saúde e vida.
Você também pode verificar se a clínica realmente oferece tudo o que promete, como sala de ginástica, piscina e quartos com ar-condicionado.
Procure conhecer sobre a história da clínica de recuperação
Nada mais importante do que conhecer a história da clínica onde pretende internar o toxicodependente, pois é necessário escolher um local seguro.
Ver os comentários de ex-pacientes e familiares sobre a localização, segurança e eficácia do tratamento contribuirá muito para aumentar a confiança. É preciso saber também se a clínica está legalizada e se há profissionais atuantes também são tão poucas as pessoas prestando atenção.
Ao receber todas essas informações, você saberá se vale a pena escolher esta clínica de convalescença.
Informe-se sobre os tratamentos oferecidos e a rotina do paciente
Informe-se sobre quais são os planos de tratamento feitos pela clínica do viciado em drogas, principalmente tente entender se são individualizados.
Por exemplo, psicoterapia ou terapia comportamental é de extremo valor para pessoas que estão se recuperando do abuso de substâncias, razão pela qual esta é uma forma de tratamento que a clínica não pode ficar sem. Você pode sentir a necessidade ainda mais forte no primeiro poucos dias devido às crises de abstinência e em um local diferente. Outro ponto importante é saber mais sobre a rotina do paciente ao longo do período em que deverá permanecer na clínica, bem como o prognóstico ao final de cada etapa do tratamento.
Saiba que o sucesso do tratamento depende muito do paciente, então é importante saber como vai ser a sua rotina. Você também pode sempre prestar atenção em como está o dia a dia do paciente na e avaliar se ele está ou não tendo progressos em sua recuperação.
Se notar, ao longo do tempo, que os tratamentos e serviços oferecidos pela clínica durante este período não são os esperados, você pode solicitar a transferência do paciente.
O mais importante, mesmo que a recuperação demore, certifique-se que o paciente se sinta confortável em seu lugar desde o momento de sua entrada na clínica, o que facilitará o andamento do tratamento.
Conheça as técnicas e medicamentos usados
A recuperação do viciado em drogas, sem dúvida, passará pelo processo de desintoxicação e, neste ponto, se o paciente parar de tomar a medicação, poderá experimentar crises de abstinência graves e outros efeitos colaterais. A retirada do medicamento ocorre de forma abrupta, é de extrema importância saber como a clínica vai lidar com o paciente nesses momentos de crise.
Algumas clínicas optam, por exemplo, por retirar gradualmente substâncias evitando choque para o paciente até que o corpo seja desmamado do paciente com drogas para sobreviver a este período difícil.
O uso de drogas que removem os desejos do viciado pela droga e também inibem os efeitos da abstinência, é ruim. muito comum em clínicas, portanto, tente descobrir quais medicamentos estão sendo usados. É importante que a clínica também tenha um protocolo para o uso desses medicamentos específicos para evitar que o paciente se torne dependente deles se transforme em algo que represente um risco.
Tudo isso deixa claro o quanto é importante para você escolher uma clínica com profissionais capacitados e com experiência no tratamento de dependentes químicos.
Confira Como Anda o Processo Pós-Internação
O momento da internação e a busca pela recuperação do paciente é de extrema importância, não há dúvida disso.
Mas você precisa saber se a clínica de recuperação decidirá se oferecerá suporte no local ao paciente após o término da reabilitação ou não mascarado pela dependência química. Por isso, deve-se sempre dar preferência às clínicas de reabilitação que tenham planos específicos determinados pelo processo de recuperação do paciente durante a internação hospitalar. Esses planos incluem consultas regulares na clínica com médicos especialistas, como psiquiatras, e também reabilitação psicológica pós-reabilitação do indivíduo que é livrar-se do vício.
Isso ocorre porque a A pessoa se sente apoiada em compartilhar a experiência e isso vai ajudar muito na continuação do combate ao vício.