No mundo atual com experiência em rede, tornou-se comum para qualquer empresa ter um site que usa principalmente para anunciar seus produtos e serviços.
Com o advento dos motores de busca, tornou-se ainda mais fácil para os clientes pesquisarem as coisas online.
Para que um site seja bem sucedido, seu link deve parar nas três primeiras páginas que o mecanismo de busca traz e a classificação da página deve ser alta, o que significa que muitos visitantes chegam ao site.
Isso pode ser alcançado aplicando a otimização de mecanismos de pesquisa ou popularmente conhecida como SEO. Esta é uma estratégia de marketing que aumenta a qualidade e a quantidade do fluxo de tráfego para um determinado site através dos motores de busca.
O SEO não afeta apenas os resultados do mecanismo de pesquisa, mas também a pesquisa de imagens, a pesquisa de vídeos e os mecanismos de pesquisa verticais específicos da indústria.
Ele determina como um algoritmo de pesquisa funciona e pesquisa o que é popular entre as pessoas. Quando um link de site é enviado a um mecanismo de pesquisa, um spider rasteja por uma página para reunir links que levam a outras páginas e as armazena no servidor do mecanismo de pesquisa.
As informações coletadas dessas páginas são enviadas ao indexador, cujo trabalho é extrair informações dessas páginas, como palavras chave e seus pesos, a localização da página e outros links que são armazenados para o spider rastrear no futuro.
No início, os algoritmos do otimizador do mecanismo de pesquisa dependiam das palavras chave, metatags e arquivos de índice fornecidos pelo webmaster.
Meta tags forneciam informações sobre uma página específica, mas usá-los para indexar as páginas não teve sucesso, pois alguns webmasters adicionaram meta tags irrelevantes para aumentar o número de acessos e ganhar uma grande receita de anúncios.
Eles até mudaram o HTML das páginas da web para obter uma boa classificação para a página. Mas este foi um caso de abuso, pois trouxe páginas irrelevantes.
Os motores de busca então começaram a utilizar algoritmos de classificação complexos, que eram difíceis para os webmasters manipularem para fornecer aos internautas resultados genuínos.
A classificação da página da web foi calculada matematicamente por funções usando a força e a quantidade dos links de entrada.
Quanto mais alta a classificação da página, maiores são as chances de ela ser visualizada por uma pessoa. Algoritmos posteriores foram desenvolvidos que consideraram vários outros fatores na página, como classificação e fatores fora da página, como hiperlink.
Como os webmasters não conseguiam manipular o page rank, passaram a trocar, vender e comprar backlinks, o que leva ao spamming de links e até a criação de vários sites dedicados a esse fim.
Os algoritmos ficavam mais complexos a cada dia que passava e os principais mecanismos de pesquisa mantinham seus algoritmos em segredo.
À medida que o custo do SEO aumentava, os anunciantes eram forçados a pagar por ele, o que finalmente resultou em páginas da web de alta qualidade.
Embora investir em SEO seja muito frutífero, mas ao mesmo tempo arriscado, porque sem qualquer aviso prévio, os algoritmos usados estão sujeitos a mudanças e o mecanismo de busca deixará de direcionar os visitantes para a página.
Muitos consultores estão disponíveis no mercado que prestam serviços de SEO. Eles manipulam o código fonte HTML do site, como menus, carrinhos de compras e, às vezes, até o conteúdo do site para atrair mais tráfego.
Motores de busca como o Google possuem algoritmos que extraem páginas não de acordo com o page rank, mas de acordo com o custo por clique ou taxa definida, ou seja, se um anunciante deseja que a página que contém seu anúncio seja exibida, ele deve pagar por isso.
Este é um ponto de controvérsia, pois apenas as grandes empresas poderão aumentar o número de acessos de sua página, mas não as pequenas empresas que podem estar tendo uma página de melhor qualidade.
O Google AdWords explora anúncios que possuem palavras digitadas na caixa de pesquisa pelo surfista.
A Million Dollar Homepage deu início ao conceito de publicidade Pixel, que é um tipo de publicidade gráfica. Dependendo dos pixels, o espaço é vendido ao anunciante.
A publicidade por palavra chave envolve anunciantes que compram URLs de um site e colocam seus anúncios nesse local. Assim, o SEO é um mercado próprio que está a produzir grandes resultados para as empresas na Internet.